Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alegria e emoção de famílias que foram ao cinema pela primeira vez

Projeto Cinema no Bairro vai ocorrer em várias regiões de Limeira


Por Redação Educadora Publicado 08/07/2023

O início da exibição do filme “Rio” estava marcado para as sete e meia da noite da quinta-feira (6).

O telão já estava preparado havia algum tempo.

Ele ocupava parte de um amplo terreno que faz parte da sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) – Casa das Famílias, no Jardim Aeroporto.

A temperatura estava agradável, apesar do inverno.

A coordenação do CRAS e equipe já haviam deixado tudo organizado à espera das famílias e, principalmente, das crianças.

Os assentos do local do espetáculo eram cadeiras plásticas. Porém, nada há reclamar. Não faltou a pipoca doce, o suco em caixinha, e outras guloseimas.

Era o início da programação de férias do Ceprosom, “Cinema do Bairro”, destinada, principalmente, para um público vulnerável e distante por completo da Sétima Arte e de sala de exibições convencionais.

Projeto do Ceprosom leva cultura nos bairros

Pouco antes das sete, a dona Priscila Cristina da Silva Ferreira, e os cinco filhos, já estavam instalados nas primeiras filas de cadeiras.

Os olhos dela e das crianças brilhavam, assim como a alegria e a expectativa eram visíveis na família.

“Soube do cinema, contei para os meus filhos. Foi uma alegria e agora estamos aqui”, declarou, sem esconder sua satisfação com o evento.

Dona Priscila, de 36 anos, nunca foi a um cinema. Como ela, os cinco filhos: Matheus, 10; Gustavo, 8; Gabrielly, 6; Manuelly, 4; e Gabriel, 3.

Três das crianças estavam acomodadas na primeira fila; ela e os dois mais novos, na segunda. Mas, todos estavam juntos.

“É tudo maravilhoso, tudo de bom. As crianças ficaram contentes de mais. Todos estavam ansiosos em casa e contando as horas para estarem aqui”, contou Priscila, nascida em Limeira, e moradora do Ernesto Kühl.

Sua atenção com os filhos chamava a atenção. Três deles frequentam escolas da região, todos regulares em seus períodos escolares.

“É muito legal, estou contente”, descreveu Gustavo. “Estou feliz”, completou Matheus, o primogênito dos filhos de Priscila.

“TIME DE FUTEBOL”

Do outro lado da plateia, estava Pedro Miguel, de 11 anos.

Ele já esteve no cinema, mas também se encontrava satisfeito com a experiência no bairro. “Está sendo muito legal e divertido”, relatou.

O curioso era o grupo de amigos que o acompanhava. Eram mais dez garotos, todos na mesma faixa etária – um “time de futebol” – vindo do Jardim Odécio Degan, outro bairro da região.

O filme manteve os garotos todos atentos à telona.

“A ação é de extrema importância. Permite o acesso de famílias muito vulneráveis. Muitas nunca estiveram num cinema, e ficaram, portanto, muito eufóricas ao saber da exibição no bairro”, opinou a assistente social e coordenadora do CRAS Casa das Famílias, Daniele Almeida.

“Pensando em política pública, cada dia mais é preciso ter ações como essa, pois trabalhamos relações sociais e fortalecimento de vínculos com estas famílias”, complementou.

Presidente do Ceprosom, Aucelia Damaceno lembra que o programa de governo do prefeito Mario Botion prevê a descentralização das ações.

“Então, nesse período de férias, resolvemos trazer o projeto cinema dos bairros voltados para a comunidade daqui da região do Jardim Aeroporto, e também em outros três locais da cidade”, relatou.

O secretário de Cultura, Farid Zaine, e a diretora da pasta, Janaína Luz, estavam presentes para prestigiarem o evento.

Outras exibições do “Cinema no Bairro

  • 13/7 – Cras CEU, Rua Prefeito Ary Levy Pereira, s/nº, no Bairro Geada;
  • 20/7 – Centro Comunitário do Cecap, Av. Fausto Esteves dos Santos, 568;
  • 27/7 – Centro Comunitário do Parque Hipólito, Av. Marechal Floriano Peixoto, 152.

Filme Rio

Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos.

Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Porém, tudo muda.

Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway).

Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente, porém, com Blu logo que o conhece.

Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata.

É quando precisam unir forças, portanto, para escapar do cativeiro.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.