Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bairros de Limeira recebem atendimento veterinário itinerante

“Bem-Estar Animal nos Bairros” prevê atendimento itinerante


Por Redação Educadora Publicado 29/11/2021
Prefeitura de Limeira inicia programa de atendimento veterinário nos bairros
Foto: Adilson Silveira

Com o objetivo de descentralizar o atendimento veterinário municipal, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, iniciou hoje (29) o programa “Bem-Estar Animal nos Bairros”. Segundo a responsável pela pasta, Simone Zambuzi, a ação também acontece na quarta (1º) e na sexta-feira (3), sempre das 9h às 15h, na Estação Cidadania (CEU), no Bairro Geada, e atende aos munícipes da região. O atendimento veterinário é itinerante.

Durante o atendimento, são oferecidos diversos serviços, como consulta veterinária, microchipagem, educação ambiental, com conscientização sobre guarda responsável e maus-tratos a animais, e cadastro das famílias de baixa renda para castração via clínicas credenciadas ou dentro do cronograma do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), dirigido por Josiane Silvestrini.

Outro intuito da iniciativa é fazer um levantamento desses animais e até implantar um censo no município. “Com isso, vamos ter um banco de dados para saber onde estão os animais, quantas vezes passaram por atendimento veterinário e a situação deles na região. E com a microchipagem, conseguimos identificar os tutores e ter um controle populacional melhor”, destaca Simone.

A ação acontece por meio do Castramóvel – estrutura móvel equipada para atendimento – e conta com técnicos de educação ambiental, médicos veterinários, assistente administrativo e a equipe do Dpbea. Com isso, o atendimento desses serviços não acontece no departamento. “Hoje, quarta e sexta, seguimos lá apenas com a castração e o atendimento dos animais que são abrigados no local”, enfatiza Simone.

Ainda conforme a secretária, há o planejamento para que o serviço chegue a outros bairros. As próximas ações deverão ser nas regiões do Jardim Aeroporto e do Parque Hipólito, sem data definida ainda. “Esses bairros foram escolhidos com base na demanda que temos nos canais oficiais da prefeitura. Vamos divulgar os próximos locais oportunamente”, observa.

Uma das primeiras atendidas no Bairro Geada foi Neleci Almeida da Silva. Ela tem duas cadelas, e hoje levou a Nina, de 1 ano e 6 meses. Esse foi o primeiro atendimento veterinário da cadela, que também recebeu o microchip. “É valioso, principalmente para nós que temos os animais e gostamos deles. E é de graça, o que é importante, pois nem todos têm dinheiro para a consulta. Foi uma benção”, definiu.

“Dentro do programa Retoma Limeira, essa é mais uma ação de descentralização que implantamos em nossa gestão, agora em especial do Bem-Estar Animal. Adaptamos o Castramóvel para fazer o atendimento na comunidade. Começamos pelo bairro Geada, e teremos um cronograma de atividade nos bairros, sempre levando um serviço de qualidade para mais perto da população”, afirma o prefeito Mario Botion.

O primeiro dia do “Bem-Estar Animal nos Bairros” foi acompanhado pela vereadora Tatiane Lopes, que esteve pela manhã no local.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.