Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cães e gatos passam anos no Lar Temporário de Limeira à espera de uma adoção

Entre os motivos estão a idade e o medo do animal não se adaptar; se o cão ou gato tiver alguma deficiência, as chances são ainda menores


Por Grasiele Gerondi Publicado 12/06/2022

A Prefeitura de Limeira cuida de cerca de 80 cães e 30 gatos, que foram resgatados pelo Departamento de Bem-Estar Animal. Em torno de 10 animais estão há anos sem receber uma família interessada em adotá-los. George é o que está há mais tempo no Lar Temporário da Prefeitura. O cão de aproximadamente 12 anos, foi resgatado em 2014 de uma situação de abandono.

Hugo e Nala também estão sob os cuidados da Prefeitura desde 2016. Hugo foi resgatado junto com outros nove animais de um local em que sofria maus-tratos. Ele foi o único da matilha resgatada na época que não foi adotado. Já Nala, foi encontrada amarrada, sem água e sem comida. Ambos têm aproximadamente 11 anos.

Outra história que chama a atenção é de Lucke. O cãozinho macho foi vítima de atropelamento e, por isso, ficou com uma deficiência na pata traseira. Ele está desde 2018 no abrigo, mas até então, ninguém se interessou em dar uma nova chance a ele.

E não são apenas os cães que esperam por uma família há anos. Alguns gatos que estão no Lar Temporário desde 2018, por exemplo, também aguardam serem adotados.

A situação preocupa os funcionários do Bem-Estar, que torcem para que os animais resgatados ainda possam conhecer o que é o amor verdadeiro e bom cuidado de uma família. Mas, quanto mais os anos passam, mais difícil é encontrar alguém que aceite adotar um animal idoso. Entre os motivos estão a idade e o medo do animal não se adaptar. E se tiver alguma deficiência, as chances são ainda menores.

Muitas vezes, segundo a veterinária Rafaela de Oliveira Vicente, as pessoas acreditam que os animais mais velhos vão dar mais trabalho que os mais novos, o que geralmente é um engano. Animais idosos se adaptam bem a nova rotina e se acostumam até com ambientes pequenos, por já terem vividos confinados em baias durante muito tempo. E ela ainda conta que a gratidão desses animais por quem proporcionou a nova vida é enorme.

Para adotar um dos animais, é necessário assinar um termo de adoção responsável, apresentar comprovante de endereço, RG e CPF. Os interessados recebem orientações sobre qual o animal mais indicado de acordo com o perfil da família. Todos os animais são castrados. Basta ir até a Zoonoses, que fica na Rua Professor Solon Borges dos Reis, 191, Parque Campos Eliseos, em Limeira. Mais informações pelo telefone: (19) 3443-1606.

Veja mais na reportagem de Grasiele Gerondi, Gustavo Molina e Kleyton Eduardo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.