Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Campanha irá cadastrar doadores de medula óssea em Limeira

Campanha acontece no sábado (7) em frente ao Senai Luiz Varga; podem se cadastrar pessoas de 18 a 35 anos, que estejam em boas condições de saúde


Por Grasiele Gerondi Publicado 05/05/2022

Acontece em Limeira uma campanha para cadastrar doadores de medula óssea. O objetivo é levantar possíveis doadores do tecido líquido-gelatinoso, responsável pela produção dos leucócitos (glóbulos brancos), das hemácias (glóbulos vermelhos) e das plaquetas. A ação será neste sábado (7), das 10h às 14h, no Senai, que fica na Praça Antônio de Queiroz, 72, no Jardim Mercedes.

Podem se cadastrar pessoas de 18 a 35 anos, que estejam em boas condições de saúde. Para participar do cadastramento, é necessário apresentar documento de identificação com foto. A campanha tem apoio do Senai, do Lions Club Limeira Norte e da Prefeitura de Limeira.

Segundo um dos organizadores do evento, Fábio Ponte, no dia da campanha não haverá doação de medula, apenas o cadastramento de voluntários, que terão uma amostra de sangue coletada, como se faz em exames de laboratório. Na sequência, as amostras serão analisadas por um laboratório especializado, que enviará os resultados ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) – um banco de dados que reúne informações de voluntários dispostos a fazer a doação.

Quando algum paciente precisa de transplante de medula, um sistema informatizado cruza as informações genéticas dele com os doadores cadastrados no Redome. Se houver compatibilidade genética, a pessoa é contatada para efetivar a doação. Porém, a chance de um paciente encontrar um doador é de 1 a cada 100 mil. Veja mais na reportagem de Grasiele Gerondi e Gustavo Molina.

SERVIÇO


CAMPANHA DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA
Data: 7/5
Horário: 10h às 14h
Local: Senai – Praça Antônio de Queiroz, 72, no Jardim Mercedes.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.