Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Carta a Botion, com 180 assinaturas, pede vacinação de todos profissionais da saúde de Limeira

Profissionais questionam critérios adotados pela Prefeitura de Limeira para a vacinação dos trabalhadores da saúde


Por Redação Educadora Publicado 04/06/2021
Foto: Roberto Gardinalli

Profissionais de saúde de Limeira enviaram, na última quarta-feira (2) uma carta ao prefeito Mario Botion (PSD), pedindo ampla vacinação dos trabalhadores da área e cobrando explicações sobre os critérios utilizados para a vacinação de quem atua na saúde, realizando procedimentos invasivos ou não invasivos.

O texto foi enviado ao prefeito através da vereadora Mariana Calsa (PL), que também reuniu alguns profissionais que assinaram o documento para discutir o assunto com Botion. No total, 180 profissionais, entre enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, dentistas, veterinários, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos assinaram a carta.

Os profissionais pedem que a Prefeitura vacine todos os profissionais inseridos no Plano Nacional de Imunização (PNI) e que a imunização aconteça com a apresentação do registro ativo no conselho de classe, uma vez que, de acordo com a carta, atuação profissional não é pré-requisito para a vacinação. O texto também reivindica a vacinação de estudantes de cursos da área da saúde que realizem estágio profissional ou que estejam no último ano da graduação.

No texto, os profissionais argumentam que os critérios são incompreensíveis. “Neste sentido e uma vez que a via de transmissão do SARS-COV-2 é por meio de gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas, é incompreensível o critério utilizado no município de Limeira: realizar procedimentos invasivos, como pré-requisito para vacinação de profissionais da saúde, assim como ser cadastrado ou não no CNES”, diz a carta.

A carta cita, também, clínicas que possuem CNES ativo tiveram profissionais que não realizam procedimentos invasivos foram vacinadas, enquanto outras clínicas, na mesma situação, não tiveram funcionários os imunizados. “Por exemplo, inclusive, secretárias destes estabelecimentos que obviamente não realizam procedimentos invasivos. Enquanto outras, sem o CNES, não foram contempladas”, questiona o grupo.

Atualmente, os critérios utilizados pela Prefeitura de Limeira na vacinação de profissionais da saúde são: profissionais de saúde em atividade regular com CNES ativo e que tenham 30 anos ou mais, profissionais de saúde não estabelecidos e dispensados do CNES que tenham 30 anos ou mais e demais trabalhadores da saúde em atividade, mediante apresentação de carteira de trabalho ou documento que comprove vínculo empregatício, que tenham 50 anos ou mais.

* Texto: Roberto Gardinalli

Leia a carta na íntegra

Nós, profissionais da saúde residentes em Limeira (SP), reivindicamos nosso direito a ampla vacinação, independente da forma de atuação profissional (invasiva ou não invasiva), conforme previsto no PNI – Plano Nacional de Imunização e, principalmente, em possuir ou não,o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), uma vez que todos os profissionais de saúde autônomos estão sendo amplamente vacinados no estado de São Paulo.

Neste sentido e uma vez que a via de transmissão do SARS-COV-2 é por meio de gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas, é incompreensível o critério utilizado no município de Limeira: “realizar procedimentos invasivos”, como pré-requisito para vacinação de profissionais da saúde, assim como ser cadastrado ou não no CNES. Há pessoas que têm CNES, não realizam procedimentos invasivos e foram vacinadas, por exemplo, inclusive secretárias destes estabelecimentos que obviamente não realizam procedimentos invasivos. Enquanto outras, sem o CNES, não foram contempladas. Por favor, merecemos um esclarecimento sobre os critérios adotados pela prefeitura de Limeira, os quais são diferentes dos municípios vizinhos e da capital do estado de São Paulo.

Há também profissionais da área de saúde que estão se disponibilizando para trabalhar na prevenção e combate ao COVID-19 e realizaram cadastro no banco de voluntários que é organizado pelo Ministério da Saúde, o qual poderá acionar os profissionais a qualquer momento.

Por fim, somos enfermeiros, fisioterapeutas, biomédicos, cirurgiões-dentistas, médicos-veterinários, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, biólogos, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal estamos inseridos entre os trabalhadores de saúde destacados no PNI.

Por favor, solicitamos: 1. Que todos os profissionais de saúde inseridos no PNI sejam vacinados amplamente. 2. Que a vacinação ocorra com a apresentação de registro ativo no conselho de classe profissional e comprovante de endereço, uma vez que a forma de atuação profissional não é pré-requisito para a vacinação no PNI (o cadastro de profissionais está retardando a imunização visto que todas as demais cidades já vacinaram). 3. Vacinação de estudantes de graduação de cursos da área da saúde que realizem estágio profissional, ou que estão no último ano da graduação. Aguardamos providências urgentes para a resolução destas questões relacionadas acima.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.