Com 2 casos suspeitos de sarampo neste ano, Limeira inicia campanha de vacinação
Intuito é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e jovens dos 5 aos 19 anos, que ainda não receberam duas doses
São dois casos suspeitos de sarampo neste ano em Limeira. O resultado de exames são aguardados, mas a Secretaria Municipal da Saúde já anunciou o início da campanha de vacinação contra a doença a partir do próximo dia 10.
A campanha acontecerá em todo País. O intuito é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e jovens dos 5 aos 19 anos, que ainda não receberam duas doses da vacina, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A campanha segue até 13 de março.
15 SALAS DE VACINAÇÃO
A rede municipal de saúde em Limeira conta com 15 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. Pais ou responsáveis devem apresentar o Cartão de Vacinação da criança ou adolescente e um documento de identificação com foto. Para a campanha, a vacina disponível é a Tríplice Viral – que também protege contra a caxumba e a rubéola. A vacina é contraindicada na gravidez ou nos casos em que o sistema imunológico da pessoa esteja enfraquecido.
O Dia D da campanha está marcado para 15 de fevereiro (sábado). Na ocasião, quatro unidades ficarão abertas das 8h às 17h, são elas: Aeroporto, Hipólito 1, Dores 2 e Vigilância Epidemiológica.
DE 30 A 59 ANOS
A segunda etapa da campanha será de 3 a 31 de agosto, para o público de 30 a 59 aos.
O diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, salienta que o sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior, que pode evoluir com gravidade e levar a óbito. Ferrari destacou a importância da campanha, considerando-se o ressurgimento da doença no Brasil em 2018. No ano passado, Limeira confirmou 53 casos de sarampo. Atualmente, há nove notificações que aguardam resultado de exame laboratorial.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.