Covid-19 afasta 35 guardas municipais do trabalho em Limeira
Número corresponde a 14,5% do efetivo da Guarda Civil Municipal de Limeira (GCM), que tem 240 agentes; 32 guardas têm confirmação da doença e outros três estão com sintomas e aguardam resultado de exames
Em entrevista ao Meio Dia desta quinta-feira (24), da Educadora, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, informou que 35 guardas civis municipais de Limeira estão afastados do trabalho pela covid-19. Destes, 32 têm confirmação da doença e outros três estão com sintomas e aguardam resultado de exames. O número corresponde a 14,5% do efetivo da Guarda Civil Municipal de Limeira (GCM), que tem 240 agentes na corporação.
Segundo Marchi, os afastamentos interferem na atuação da GCM, que divide seu efetivo entre as fiscalizações das restrições impostas pela covid-19 e outras ocorrências. “Não podemos esquecer que outros crimes patrimoniais e ocorrências graves, envolvendo tráfico de drogas e violência doméstica, continuam acontecendo durante a pandemia e exigem a atenção dos guardas”, afirmou o secretário.
Como mostrou a Educadora, no início deste mês, morreu aos 41 anos o guarda civil municipal, Márcio Eduardo Maezzi, vítima de covid-19. Ele atuava na corporação desde 2004, tinha passagens pelo Centro de Operações Integradas (Copi) e atualmente trabalhava na Corregedoria da Guarda Civil Municipal. Em junho do ano passado, a doença também vitimou o guarda civil municipal, Edson Aparecido Feliciano, de 59 anos, que estava internado na URC.
VACINAÇÃO
Recentemente, a Prefeitura de Limeira anunciou que já está organizando a vacinação das forças de segurança no drive-trhu do Estádio Limeirão) em dias e horários que serão definidos conforme a disponibilização do lote de vacinas, que será enviado pelo Estado exclusivamente para este público.
A previsão é a vacinação de 1,6 mil profissionais, entre policiais militares, policiais civis, Guarda Civil Municipal (GCM), bombeiros, policiais ambientais, policiais rodoviários, e polícia técnico-cientifica. As cidades envolvidas, além de Limeira são, Cordeirópolis, Iracemápolis, Araras, Leme, Conchal, Santa Cruz da Conceição e Pirassununga.
A Polícia Militar disponibilizará profissionais para compor a logística juntamente com a equipe de vacinação da Secretaria da Saúde que estará aplicando as doses. As forças de segurança serão comunicadas quanto a data que deverão tomar a vacina.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.