Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Defesa Civil alerta para tempestades entre quinta (23) e sábado (25): ‘chuva severa’

A passagem de uma frente fria criará condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento entre 40 e 80 km/h.


Por Nani Camargo Publicado 22/11/2023
carro arrastado
Carro arrastado por enxurrada na Marginal do Ribeirão Tatu

Boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (22) da Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a possibilidade de novas tempestades na região de Limeira.

Atendendo à recomendação do órgão estadual, o prefeito Mario Botion determinou o fechamento preventivo do Parque Cidade, do Horto Florestal e do Bosque Prefeita Maria Thereza a partir desta quinta (23) até sábado (25), ou enquanto perdurarem os alertas.

A medida é semelhante à adotada na última semana.

De acordo com o aviso de risco meteorológico da Defesa Civil, o acúmulo de chuvas pode chegar a 170 milímetros e os ventos a até 70 quilômetros por hora, entre esta quinta-feira (23) e sábado (25).

Todo efetivo da Defesa Civil de Limeira bem como das demais secretarias municipais estão em estado de alerta. A recomendação é para que os munícipes evitem, preventivamente, áreas de risco nesse período. Em caso de necessidade a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

No último domingo (19), Limeira foi afetada pelas fortes chuvas, que causou destruição. Veja imagens abaixo:

ORIENTAÇÕES

A passagem de uma frente fria criará condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento entre 40 e 80 km/h.

Já para as condições de chuvas, na Região Metropolitana de São Paulo, os acumulados devem ser de 125mm. Em Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, 70mm.

Em Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto, Itapeva, Vale do Ribeira, 100mm. Nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba, 110mm.

Na Baixada Santista, 120mm. Campinas e Sorocaba, 170mm. E para o Litoral Norte são esperados 175mm.

Os moradores destas regiões, todavia, devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil.

Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas.

Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão, procurar um local coberto.

Em suma, as pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo.

Durante o processo de deslizamento, portanto, é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.