Fraude no IPTU: Depoimentos da CPI serão retomados nesta terça-feira (2)
Cinco pessoas deverão ser ouvidas na volta do recesso parlamentar; entre eles, estão suspeitos de envolvimento no esquema
Os depoimentos à CPI, que investiga as fraudes no IPTU, serão retomados nesta terça-feira (2), depois que a Câmara Municipal retornar do recesso parlamentar. Cinco pessoas estão previstas para serem ouvidas pelos parlamentares que compõem a Comissão.
No período da manhã, estão previstos três depoimentos. Às 9h, está agendado o depoimento de Anderson Hara, que teria recebido a transferência de propriedade de 23 imóveis de forma irregular, mas que é considerado foragido pela Justiça. Logo na sequência, às 10h, será a vez de Daniel de Almeida Leitão, preso na operação e que já foi liberado por decisão judicial. Às 11h, deverá falar Carlos Roberto Gonçalves, que também foi preso.
Já às 14h30, a previsão é de ouvir Sebastião Izaías de Souza, também considerado foragido e às 15h30, Lucas Modesto da Silva, preso e que também já foi solto por decisão judicial.
OUTRO DEPOIMENTOS
Na sexta-feira (05), deverão ser ouvidos os secretários de Urbanismo, Mathias Razzo, às 9h, e de Habitação, Jorge de Freitas, às 14h. A secretaria de Urbanismo é responsável pelas transferências dos imóveise, segundo os vereadores, poderá trazer mais informações sobre esse processo. Já Jorge de Freitas seria o responsável pela indicação política de três servidores municipais que foram presos na Operação da Polícia Civil e do Ministério Público, que investiga as fraudes no IPTU.
No dia 9 de agosto, será a vez de ouvir os esclarecimentos de Osmar Viana de Souza, às 9h, preso também na operação; às 10h, Ednelsom Gomes Damasceno, considerado foragido; às 14h, Luciano Mario de Camargo e às 15h, José Luiz Bueno da Silva, que foi exonerado da Prefeitura.
- Fraudes no IPTU: Ato de prefeito anula cancelamentos ilegais
- Justiça acata denúncia do MP e 10 viram réus por fraudes no IPTU de Limeira
- Fraude no IPTU: ameaças à secretário começaram dentro da Prefeitura
- Fraude no IPTU: CPI abre canal para receber denúncias
- Fraudes no IPTU: Vidotti depõe a CPI e relata como o esquema foi descoberto
Já no dia 12 de agosto as oitivas serão com Reinaldo Antonio De Almeida Rolim, diretor de Controle de Projetos, da Secretaria de Gestão Estratégica, às 9 horas; Dionísio Franco Simoni, diretor de Patrimônio, da Secretaria de Administração, às 10 horas; Juliano Forti, diretor de Licenciamento, da Secretaria de Urbanismo, às 14 horas; Sandra Batista de Souza, diretora de Receita e Fiscalização, da Secretaria de Fazenda, às 15 horas. Todos chefes imediatos dos setores em que servidores investigados exerciam suas funções.
SECRETÁRIO DE FAZENDA, JOSÉ APARECIDO VIDOTTI, FOI O PRIMEIRO A SER OUVIDO
O secretário municipal de Fazenda, José Aparecido Vidotti, foi o primeiro a ser ouvido pela CPI que investiga as fraudes nos IPTUs, no último dia 15 de julho, um dia antes do recesso parlamentar. Vidotti foi um dos primeiros secretários a ser informado do esquema de corrupção que acontecia na Prefeitura Municipal.
O secretário falou sobre como foram identificadas as irregularidades nas transferências de imóveis. Ele ainda falou sobre como a quadrilha atuava, sobre os servidores envolvido, entre outros assuntos.
CPI
A Comissão foi instalada depois que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público e a Polícia Civil deflagraram a Operação Parasitas para desarticular um grupo que praticava fraudes nos registros da Prefeitura de Limeira relativos ao IPTU. A operação foi realizada no dia 23 de junho.
Na ocasião foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão em Limeira, Campinas, Rio das Pedras, Piracicaba e Serra Negra. Os alvos foram servidores e ex-servidores que cancelavam débitos do tributo e faziam transferências irregulares de imóveis. A irregularidade foi constatada pela própria Prefeitura que alertou os órgãos de investigação.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.