Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fraude no IPTU: Depoimentos da CPI serão retomados nesta terça-feira (2)

Cinco pessoas deverão ser ouvidas na volta do recesso parlamentar; entre eles, estão suspeitos de envolvimento no esquema


Por Grasiele Gerondi Publicado 01/08/2022

Os depoimentos à CPI, que investiga as fraudes no IPTU, serão retomados nesta terça-feira (2), depois que a Câmara Municipal retornar do recesso parlamentar. Cinco pessoas estão previstas para serem ouvidas pelos parlamentares que compõem a Comissão.

No período da manhã, estão previstos três depoimentos. Às 9h, está agendado o depoimento de Anderson Hara, que teria recebido a transferência de propriedade de 23 imóveis de forma irregular, mas que é considerado foragido pela Justiça. Logo na sequência, às 10h, será a vez de Daniel de Almeida Leitão, preso na operação e que já foi liberado por decisão judicial. Às 11h, deverá falar Carlos Roberto Gonçalves, que também foi preso.

Já às 14h30, a previsão é de ouvir Sebastião Izaías de Souza, também considerado foragido e às 15h30, Lucas Modesto da Silva, preso e que também já foi solto por decisão judicial.

OUTRO DEPOIMENTOS

Na sexta-feira (05), deverão ser ouvidos os secretários de Urbanismo, Mathias Razzo, às 9h, e de Habitação, Jorge de Freitas, às 14h. A secretaria de Urbanismo é responsável pelas transferências dos imóveise, segundo os vereadores, poderá trazer mais informações sobre esse processo. Já Jorge de Freitas seria o responsável pela indicação política de três servidores municipais que foram presos na Operação da Polícia Civil e do Ministério Público, que investiga as fraudes no IPTU.

No dia 9 de agosto, será a vez de ouvir os esclarecimentos de Osmar Viana de Souza, às 9h, preso também na operação; às 10h, Ednelsom Gomes Damasceno, considerado foragido; às 14h, Luciano Mario de Camargo e às 15h, José Luiz Bueno da Silva, que foi exonerado da Prefeitura.

Já no dia 12 de agosto as oitivas serão com Reinaldo Antonio De Almeida Rolim, diretor de Controle de Projetos, da Secretaria de Gestão Estratégica, às 9 horas; Dionísio Franco Simoni, diretor de Patrimônio, da Secretaria de Administração, às 10 horas; Juliano Forti, diretor de Licenciamento, da Secretaria de Urbanismo, às 14 horas; Sandra Batista de Souza, diretora de Receita e Fiscalização, da Secretaria de Fazenda, às 15 horas. Todos chefes imediatos dos setores em que servidores investigados exerciam suas funções.

SECRETÁRIO DE FAZENDA, JOSÉ APARECIDO VIDOTTI, FOI O PRIMEIRO A SER OUVIDO

O secretário municipal de Fazenda, José Aparecido Vidotti, foi o primeiro a ser ouvido pela CPI que investiga as fraudes nos IPTUs, no último dia 15 de julho, um dia antes do recesso parlamentar. Vidotti foi um dos primeiros secretários a ser informado do esquema de corrupção que acontecia na Prefeitura Municipal.

O secretário falou sobre como foram identificadas as irregularidades nas transferências de imóveis. Ele ainda falou sobre como a quadrilha atuava, sobre os servidores envolvido, entre outros assuntos.

CPI

A Comissão foi instalada depois que o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Ministério Público e a Polícia Civil deflagraram a Operação Parasitas para desarticular um grupo que praticava fraudes nos registros da Prefeitura de Limeira relativos ao IPTU. A operação foi realizada no dia 23 de junho.

Na ocasião foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão em Limeira, Campinas, Rio das Pedras, Piracicaba e Serra Negra. Os alvos foram servidores e ex-servidores que cancelavam débitos do tributo e faziam transferências irregulares de imóveis. A irregularidade foi constatada pela própria Prefeitura que alertou os órgãos de investigação.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.