Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira realiza Semana da Joia Folheada 2022 e amplia horário das lojas

O evento acontecerá entre 29 de agosto e 4 de setembro; a partir do dia 20 de agosto, o horário da lojas da Av. Costa e Silva será ampliado


Por Grasiele Gerondi Publicado 12/08/2022

A Prefeitura de Limeira e o Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio) vão realizar a “Semana da Joia Folheada 2022”. A iniciativa acontecerá entre 29 de agosto e 4 de setembro. No período, 150 lojas na Av. Costa e Silva vão mostrar as novas coleções, além de oferecer promoções exclusivas aos visitantes.

A ideia é fomentar o comércio de joias folheadas na cidade, atraindo tanto revendedores quanto consumidores. O evento tem apoio da Acil, do Sindijoias e da Associação Limeirense de Joias.

Além disso, o Sicomércio também anunciou a ampliação do horário de funcionamento do comércio na Av. Costa e Silva, que reúne a maior parte dos lojistas do setor. A partir do dia 20, lojas e galerias abrem aos sábados, das 9h às 17h, aos domingos, das 9h às 14h, e feriados, das 9h às 15h. “Há mais de 1 ano estamos trabalhando na implementação dessa proposta, pois entendemos a necessidade de criar horários diferenciados para o comércio da Costa e Silva”, afirmou o presidente do Sicomércio, Martim Clementino de Medeiros.

Atuando desde 2012 como lojista na Av. Costa e Silva, Júlio de Souza Jacintho destacou que vê com bons olhos a abertura do comércio de folheados aos fins de semana. “Muitos clientes de São Paulo enfrentam dificuldade para vir a Limeira em razão do trânsito. O funcionamento das lojas até mais tarde aos sábados e a abertura aos domingos será muito bom para os lojistas”, disse.

A abertura será adotada experimentalmente por 90 dias, período em que a entidade irá orientar os empresários sobre os benefícios e legalidade da medida. “Essa ampliação irá respeitar a CLT e as convenções da categoria”, observou o presidente do Sicomércio. Outra possibilidade que está em estudo é a de aliar o turismo de compras às atrações culturais, sobretudo após a inauguração da nova unidade do Sesc na região, que está prevista para 2024.

APLICATIVO

Outras ações de incentivo ao setor também têm sido adotadas. Uma delas é o aplicativo “Destinos Inteligentes”, adquirido pela Prefeitura de Limeira. O aplicativo é um sistema de gestão de informações turísticas e deve ajudar a atrair mais compradores de outras cidades, como o que já acontece em municípios como Brotas e Águas de São Pedro.

CAPITAL NACIONAL DA JOIA FOLHEADA

Limeira recebeu o título de Capital Nacional da Joia Folheada, em 2017 do então governador Geraldo Alckmin. A cidade é responsável por cerca de 60% do faturamento nacional de joias folheadas.

Mas, desde 2009, a cidade é caracterizada como cidade da joia, devido à numerosa quantidade de comércios de joias e semijoias que se instalaram no município.

Limeira frequentemente recebe pessoas de outras cidades, estados e até fora do país, como do Chile, Peru, Bolívia e África do Sul, interessadas nas compras de joias folheadas.

Ao público presente, Erika Tank falou sobre a relevência da “Semana da Joia Folheada 2022”, bem como de outras ações de incentivo ao setor idealizadas pelo governo Mario Botion, pelas associações de fabricantes e de lojistas e pelo Poder Legislativo Federal, que concedeu o título de Capital Nacional da Joia Folheada a Limeira.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.