Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Limeira tem manhã mais fria de 2021, com 4,4ºC na área urbana e 2ºC na zona rural nesta quinta (1º)

Nas áreas ribeirinhas, a temperatura chegou quase a 0ºC, causando a chamada geada branca, que cobriu a vegetação


Por Ana Paula Rosa Publicado 01/07/2021
Foto: Arquivo Pessoal

Os termômetros da FT (Faculdade de Tecnologia) da Unicamp, em Limeira, registraram 4,4ºC na área urbana, às 6h20 desta quinta-feira (1º), sendo essa a manhã mais fria de 2021. Na quarta-feira (30), a cidade registrou 5,8ºC, passando a ser a segunda temperatura mais baixa registrada neste ano na cidade.

Segundo informações do professor de Hidrologia aposentado da Unicamp, Hiroshi Paulo Yoshizane, a zona rural chegou a registrar 2,4ºC. Nas áreas ribeirinhas, a temperatura chegou quase a 0ºC, causando a chamada geada branca. “A geada branca ocorre se o amanhecer estiver sem nuvens e ventos. Como nas áreas baixas os ventos são menores, a chance de geada nestes locais é maior”, explicou o professor.

IMPORTÂNCIA DO INVERNO

Conforme Yoshizane, temperaturas baixas como estas são importantes para o ciclo das plantas e, por isso, necessárias para as transições de estações. “As árvores, nestas épocas, ficam sem folhas para dormência e seus frutos e sementes maturam agora. Então, quando a primavera chegar começa o novo ciclo vegetativo. A friagem serve também para eliminar pragas daninhas como fungos, bactérias e insetos nocivos, e até animais nocivos à saúde”.

Durante o programa Educadora de Manhã, desta quinta, ouvintes e telespectadores mandaram imagens de geada na zona rural da cidade, como nos bairros do Pinhal, Pires e Tatu.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.