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Motorista da Uber acusado de agressão estava irregular, diz Secretaria

Segundo Secretaria de Mobilidade Urbana, lei que regulamenta o serviço de transporte por aplicativo, obriga o cadastramento do profissional


Por Grasiele Gerondi Publicado 08/09/2022
motorista Uber; agressão de motorista
Motorista de transporte por aplicativo agrediu a mulher na frente do filho, de 5 meses – Foto: Reprodução Redes Sociais

O motorista do transporte por aplicativo, que teria agredido uma passageira durante o transporte na última semana, estava irregular. A informação é da Secretaria de Mobilidade Urbana. A Lei Municipal de 2019, que regulamenta o serviço de transporte por meio de aplicativo, obriga o cadastramento do profissional junto à Secretaria de Mobilidade Urbana.

Segundo a Prefeitura, as providências em relação ao caso foram tomadas pelo próprio aplicativo, que desabilitou o motorista acusado de ocorrência. O caso também segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana esclareceu que não poderia aplicar multa no motorista, porque o auto de infração só pode ser feito de forma presencial. Agentes de trânsito e a Guarda Civil Municipal já foram informados da placa do veículo e se houver um eventual flagrante do motorista atuando com veículos de passageiros, daí sim poderá ser aplicada multa.

PROCON DE LIMEIRA

O Procon de Limeira também acionou a empresa de aplicativo. O órgão solicitou à empresa Uber do Brasil informações sobre quais providências foram tomadas em razão da agressão sofrida por uma passageira na última quinta-feira. O ofício foi assinado pela coordenadora do Procon Municipal, Mara Isa Mattos Silveira, que busca mais informações sobre o fato.

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura defendeu a atividade desenvolvida pelos motoristas de aplicativos em Limeira e lembrou que a manifestação de repúdio em relação ao fato indica para uma situação pontual.

A Prefeitura ainda esclarece que a atividade de transporte por meio de aplicativos se revelou uma importante fonte de renda para motoristas, principalmente em decorrência da crise econômica e dos índices de desemprego.

POSICIONAMENTO DA UBER

Em nota, a Uber informa que considera inaceitável e repudia qualquer ato de violência contra mulheres e defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. A empresa acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza. O motorista teve sua conta temporariamente desativada, enquanto são feitas as investigações. A Uber também encoraja que as mulheres denunciem qualquer violência às autoridades competentes e permanece à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei.

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo: o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.

Desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher. A empresa ainda informa que recentemente lançou uma campanha educativa de combate ao assédio também em parceria com o MeToo Brasil//

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