Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Número de vereadores com ensino superior cai 25% na Câmara de Limeira em 2021

Dos 21 eleitos, nove afirmam ter ensino superior completo, três ensino superior incompleto, oito dizem ter concluído o ensino médio e um informou que não terminou o ensino fundamental


Por Redação Educadora Publicado 30/12/2020
Foto: Roberto Gardinalli

Menos da metade dos vereadores eleitos em Limeira têm ensino superior completo. O número diminuiu em relação à legislatura que termina dia 31 de dezembro de 2020, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se entre os atuais vereadores, 12 declararam possuir ensino superior completo, entre os parlamentares que assumem dia 1º de janeiro, apenas nove afirmam ter cursado faculdade, o que representa uma redução de 25% entre legislaturas (veja abaixo a escolaridade dos 21 vereadores da legislatura 2021/2024).

Segundo o TSE, dos 21 parlamentares eleitos em novembro, além dos nove que afirmaram ter o ensino superior completo, três disseram não ter concluído a faculdade, oito afirmam que finalizaram o ensino médio e um que não terminou o ensino fundamental.

Em comparação com a legislatura 2017/2020, o número de vereadores que informou ter ensino superior incompleto continua o mesmo – três. Já entre aqueles que declararam ter finalizado o ensino médio, o número subiu de cinco para oito – aumento de 60%. Entre 2017 e 2020, nenhum vereador declarou ao TSE que não terminou o ensino fundamental.

ELEITOS E REELEITOS

A redução no número de vereadores com nível superior completo também aparece quando os dados são comparados entre os eleitos pela primeira vez e os reeleitos. Entre os 11 novos representantes na Câmara, quatro possuem ensino superior completo. Já entre os reeleitos, cinco cursaram faculdade.

No caso dos novos parlamentares que informaram outros níveis de escolaridade, um tem ensino superior incompleto, cinco possuem ensino médio completo e um não finalizou o ensino fundamental. Entre os reeleitos, dois não terminaram o ensino superior e outros três informaram que têm o ensino médio completo.

De acordo com o TSE, a única exigência para que uma pessoa se candidate a um cargo público é que ela saiba ler e escrever.

ESCOLARIDADE DOS VEREADORES DE LIMEIRA

Ensino Fundamental Incompleto: Airton do Vitório Lucatto (PL).

Ensino Médio Completo: Betinho Neves (PV), Lu Bogo (PL), Jorge de Freitas (PSD), Elias Barbosa (PSC), Isabelly Carvalho (PT), Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), João Antunes (Podemos) e Ceará (Republicanos).

Ensino Superior Incompleto: Hélder do Táxi (MDB), Ju Negão (PV) e Marco Xavier (Cidadania).

Ensino Superior Completo: Nilton Santos (Republicanos), Mariana Calsa (PL), Lemão da Jeová Rafá (PSC), Tatiane Lopes Protetora (Podemos), Anderson Pereira (PSDB), Farid Zaine (PL), Constância Félix (PDT), Éverton Ferreira (PSD) e Dr. Júlio (DEM)

* Texto: Roberto Gardinalli

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.