Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Prefeitura de Limeira multa responsável por maus-tratos a cavalo; animal foi morto a marretadas por adolescente

Penalidade foi de R$ 13.291,53; animal foi morto a marretadas


Por Estadão Conteúdo Publicado 15/08/2019
Divulgação

A Prefeitura de Limeira, por meio do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA), emitiu notificação de multa para o responsável pelo adolescente que teria matado um cavalo a marretadas. O valor estipulado é de 501 Ufesps, o que representa R$ 13.291,53. O prazo para o recolhimento ou para apresentação de defesa prévia é de 20 dias. O valor da autuação foi baseado nos artigos 74, 96 e 100, da Lei Complementar 650/2012. O não pagamento da multa no prazo determinado acarreta em inscrição na dívida ativa do município.

O CASO

Um adolescente, de 15 anos, furtou um cavalo do Horto Florestal de Limeira, matou o animal a marretadas e foi parar na Santa Casa de Limeira, após ser agredido por populares com pauladas. O caso ocorreu na divisa entre os bairros Lagoa Nova e Ernesto Kühl e foi registrado no último domingo (11), às 15h, no Plantão Policial de Limeira.

Segundo informações do Boletim de Ocorrência, os gcms Corrêa e Castro Silva foram acionados até o local, onde encontraram o adolescente com diversas lesões corporais, ao lado do cavalo. Ele contou aos guardas que juntamente com outro adolescente – não identificado – e um maior, conhecido como “Nei”, furtou o cavalo do Horto Florestal de Limeira, há cerca de um mês. O adolescente e os amigos teriam maltratado o animal durante esse tempo. De acordo com o relato dos guardas, o cavalo estava muito magro e sofrendo.

Algumas pessoas do bairro, vendo os maus tratos causados ao animal pelo adolescente, exigiram que ele sacrificasse o cavalo. Diante da recusa do jovem, os populares o agrediram a paulada. Com medo de ser agredido novamente, ele matou o cavalo com golpes de marreta. Mesmo cumprindo a ordem dos desconhecidos, ele voltou a ser agredido.

No local, há um buraco onde o animal foi jogado. O adolescente já estava enterrando o cavalo quando os guardas chegaram. O cavalo permaneceu na cova, onde terminariam de enterrá-lo. Foi acionada a equipe de perícias criminalísticas do IC. Até o registro do Boletim de Ocorrência, os guardas não haviam conseguido contato com o responsável do setor da Prefeitura de Limeira, que tinha a guarda do animal.

O adolescente foi encaminhado à Santa Casa de Limeira, acompanhado por seu pai, onde permaneceu internado, recebendo cuidados médicos. O garoto é morador do Jardim Ernesto Kühl.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.