Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sindttrul protocola estado de greve do transporte público em Limeira

Sindicato afirma que trabalhadores da categoria estão sem reajuste salarial há pelo menos três anos e negociações com a SOU Limeira não avançaram


Por Redação Educadora Publicado 26/07/2021 Atualizado 28/07/2021
tarifa do ônibus de Limeira vai a R$ 5,40
Foto: Roberto Gardinalli

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público de Limeira (Sindttrul) protocolou, no final da tarde desta segunda-feira (26), um comunicado de estado de greve do transporte coletivo da cidade. Se as reivindicações trabalhistas da categoria não forem atendidas pela Sancetur (SOU Limeira) até sexta-feira (30), a frota do transporte coletivo deve ser reduzida a 30%. O estado de greve passa a valer 72 horas a partir da emissão do comunicado, protocolado na Prefeitura de Limeira. No documento, a entidade afirma que a medida foi tomada em assembleia geral, após as negociações salariais com a empresa que opera o transporte público do município fracassarem.

No comunicado, o Sindttrul afirma que, apesar de ter entregue a pauta de reivindicações da categoria para a SOU Limeira, não houve acordo por parte da empresa, e, com isso, foi decidido pela paralisação parcial do serviço. “Como é de conhecimento da população, todo ano, no dia 1º de maio, deveria ocorrer a data-base da categoria. No entanto, apesar de ter sido entregue a Pauta de Reivindicações, a empresa Sancetur (SOU Limeira) apresentou propostas que foram rejeitadas, pois não atendem às legítimas reivindicações dos trabalhadores do transporte urbano de Limeira. Após a decisão da categoria, a empresa não apresentou outra proposta condizente com os interesses da classe, inviabilizando, dessa forma, as negociações”, cita o sindicato no comunicado.

O Sindttrul já havia sinalizado, no dia 20 de julho, que poderia protocolar o aviso de estado de greve caso as negociações salariais não avançassem. De acordo com o presidente do Sindicato, Alex Aparecido de Oliveira, os trabalhadores do transporte público de Limeira estão sem reajuste no pagamento há pelo menos três anos. O dirigente do sindicato informou ao vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) sobre o estado de greve.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.