Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Unicamp de Limeira terá ginásio poliesportivo de 13 mil metros quadrados

As melhorias englobam, ainda, a renovação da portaria principal, colocação de novo alambrado e implantação de calçadas no entorno do campus


Por Redação Educadora Publicado 17/06/2023

Unicamp de Limeira terá ginásio poliesportivo.

O prefeito Mario Botion e o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio José de Almeida Meirelles anunciaram, na sexta-feira (16), investimento de aproximadamente R$ 100 milhões no campus 2, que abriga a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

No local, está em construção um prédio multiúso com salas de aula e administrativas, além de biblioteca – o que permitirá a transferência da Faculdade de Tecnologia (FT), hoje localizada no campus 1, para o campus da FCA.

Botion destaca dois aspectos sobre as melhorias no campus 2 da Unicamp: geração de empregos e a estrutura de qualidade da universidade.

“Isso demonstra a importância que a Unicamp dá para Limeira quando traz metade dos seus recursos voltados a investimentos para melhorar aquilo que já é bom”, pontuou.

O prefeito ainda enfatizou a parceria com a Unicamp. “Vamos continuar avançando juntos.”

O chefe do Executivo também lembrou que a atual administração foi responsável por finalizar a obra de duplicação da Rua Pedro Zaccaria – onde ficará localizada a principal portaria da universidade – com recursos do deputado federal Miguel Lombardi, presente à coletiva.

“Será um ganho considerável para a cidade”, comentou Lombardi.

Participaram da coletiva, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, vereadores, o diretor da FCA, Márcio Alberto Torsoni, o diretor da FT, Leonardo Lorenzo Bravo Roger, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti, entre outras autoridades da Unicamp e secretários.

Segundo a Unicamp, também está prevista a construção de um ginásio poliesportivo, de 13 mil metros quadrados, composto por áreas administrativas, salas multiúso e vestiários, quatro quadras de vôlei e/ou basquete e duas quadras de futsal e handebol.

A parede externa do ginásio será preparada para a prática de escalada. O complexo terá um espaço de atletismo, com pista de corrida, pista de saltos e área para lançamentos, e será utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As melhorias englobam, ainda, a renovação da portaria principal, colocação de novo alambrado e implantação de calçadas no entorno do campus.

Os investimentos devem ocorrer ao longo dos próximos três anos, de acordo com a universidade.

“Para nós, como universidade, é cada vez mais importante estreitar os laços com a sociedade. E nós temos tido aqui na Prefeitura de Limeira uma acolhida imensa”, observou o reitor da Unicamp. “Nosso compromisso é servir a sociedade. O que produzimos de ciência, tecnologia e inovação têm que ter impacto na vida das pessoas, no desenvolvimento das cidades”, afirmou Meirelles.

“A criação de um campus integralmente universitário vai provocar uma interação maior entre a FT e a FCA, não somente em termos de pesquisa e interdisciplinaridade, mas também dos próprios alunos. Vai dar muito mais identidade para a Unicamp de Limeira”, disse Bravo Roger.

“Limeira é muito importante dentro da nossa estrutura. [Esse investimento] vem com o intuito de criar melhores condições”, descreveu Sarti.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.