Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

UPA do Abílio Pedro, em Limeira, também está lotada após Réveillon

Vídeos enviados à Educadora mostram pacientes deitados no chão aguardando por atendimento; pessoas ficaram mais de 4h na fila


Por Redação Educadora Publicado 03/01/2022

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Abílio Pedro, em Limeira, registrou, nesta segunda-feira (3), alta na procura por atendimento após as festas de Réveillon, que aconteceram no último fim de semana. Vídeos enviados à Educadora pelas redes sociais mostram pacientes com sintomas gripais sentados e deitados no chão, aguardando por atendimento. Além disso, é possível ver pessoas esperando do lado de fora da unidade.

Algumas pessoas chegam reclamar que estão esperando por atendimento há mais de três horas. As imagens mostram, também, princípios de discussões entre os pacientes, indignados pela demora no atendimento, e trabalhadores da unidade. “Isso não é justo. Estou desde as 9h esperando, morrendo de febre, com o meu corpo todo arrepiando”, reclama uma paciente em um dos vídeos.

OUTRO LADO

Através de nota, a Prefeitura de Limeira se manifestou sobre o caso.
Desde a semana passada, quando casos de gripes começaram a surgir não só em Limeira, mas em várias regiões do país, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, adotou providências para estruturar sua rede de urgência como forma de se ampliar a capacidade de atendimento à população. Dessa forma, as unidades do Jardim Aeroporto e do Parque Hipólito ampliaram o número de médicos clínicos de um para dois durante 24h. A UPA Abílio Pedro trabalha com dois médicos clínicos durante o dia e mais um à noite. Com as evidências de aumento ainda maior da demanda, o prefeito Mario Botion determinou nesta segunda-feira (3) nova ampliação de médicos. Nesta noite, a UPA Abílio Pedro já está atuando com dois clínicos. Nesta terça-feira (4), as unidades Aeroporto, Hipólito e UPA Abílio Pedro receberão um terceiro médico com atendimento 24 horas, também por determinação do prefeito Mario Botion. A Secretaria de Saúde esclarece que as equipes de médicos, enfermeiros e demais profissionais estavam completas hoje em todas as unidades. Todos os esforços dos profissionais foram empreendidos, apesar da alta demanda de atendimentos. A Secretaria de Saúde esclarece ainda que é preciso compreender situações que envolvem o atendimento, como, por exemplo, o tempo que se leva entre a coleta e a análise dos exames laboratoriais para emissão de laudo, após as consultas, como também ocorre em hospitais da rede particular. Finalmente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde segue atenta ao avanço dos casos de síndrome gripal na população. Nesse sentido, o prefeito Mario Botion já determinou estudos, caso necessário, para a instalação de um centro de referência médico para o atendimento específico desses casos. Os estudos estão sendo tratados com urgência.”

SANTA CASA DE LIMEIRA E HOSPITAL MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS

A Santa Casa também registrou alta na procura por atendimento depois das comemorações de fim de ano. De acordo com informações da direção do hospital, 96% dos casos atendidos são de pessoas com sintomas gripais leves. A mesma situação foi registrada após as festas de Natal. Além de Limeira, Cordeirópolis também registrou alta no movimento do Hospital Municipal nesta segunda-feira (3). “Após as festas de final de ano, houve grande aumento no número de pacientes buscando atendimento no Hospital Municipal, com sintomas de gripe, covid, virose, entre outros. Por isso, as equipes de Saúde recomendam que, em casos de sintomas leves, procure o Posto de Saúde mais próximo a você, e o Hospital somente em casos graves”, cita a nota.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.