Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Evento raro, alinhamento de Júpiter e Saturno pode ser visto a olho nu

Segundo cientistas, a observação pode ser feita apenas com um binóculo ou um telescópio


Por Redação Educadora Publicado 21/12/2020
Foto: Divulgação/Nasa

Um evento astronômico raro acontece na noite desta segunda-feira (21). Com ápice a partir das 19h30, os planetas Júpiter e Saturno – os dois maiores do Sistema Solar – vão se alinhar. E você pode acompanhar o fenômeno.

Apesar de não se aproximarem fisicamente um do outro, vistos a olho nu da Terra, os planetas parecem estar próximos, e assim podem ser identificados no céu. De acordo com informações do portal CNN Brasil, a conjunção ganhou o nome de Estrela de Belém por conta da proximidade com o Natal. Especialistas dizem que o encontro entre os dois planetas gigantes acontece regularmente a cada 19,6 anos, isso porque ambos giram de forma mais lenta do que os demais integrantes do Sistema Solar.

Para acompanhar o evento, especialistas recomendam olhar para o céu logo após o pôr-do-sol, na direção oeste, a cerca de vinte graus acima da linha do horizonte. O astrônomo da UFRJ Thiago Signorini afirma que é possível enxergá-los a olho nu, mas pode ser difícil separá-los, já que por conta da aproximação, vão parecer apenas um ponto branco no céu. “A olho nu, pode ser difícil separar os dois. Isso é super raro e, para quem gosta de observação astronômica, é um prato cheio”.

Ainda de acordo com o cientista, o uso de um binóculo ou um telescópio pode auxiliar na observação

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.