Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Juiz decreta prisão preventiva de 10 envolvidos em roubo de peças de linha férrea em Cordeirópolis

Suspeitos são acusados de agir inclusive fora do Estado de São Paulo


Por Redação Educadora Publicado 14/01/2022
Juiz pede prisão preventiva de 10 envolvidos em roubo de peças de linha férrea em Cordeirópolis
Foto: Pixabay

O juiz Luiz Gustavo Primon, da Comarca de Cordeirópolis, decretou, na última quinta-feira (13), a prisão preventiva de dez homens por associação criminosa, envolvidos em roubos de peças e partes de trechos de linhas férreas em cidades da região, incluindo Cordeirópolis, durante o ano de 2021. Para a decisão, o juiz cita que o pedido visa garantir “a ordem econômica, pública e a aplicação da lei penal”.

De acordo com o processo, o grupo atuava roubando peças de linhas férreas, como grampos e placas de fixação de trilhos e partes dos próprios trilhos para a revenda em ferros velhos da região. Além disso, é citado que o grupo também roubava itens transportados nos vagões dos trens, como álcool, óleo, carne, milho, soja, entre outros. “A associação criminosa da qual os denunciados fazem parte atua em várias cidades, inclusive com suspeita de atividade fora do Estado de São Paulo, e há muito tempo praticam atos ilícitos envolvendo peças ou produtos subtraídos dos trilhos ou dos próprios trens, sendo que os valores envolvidos nas negociações são vultosos”, cita o promotor no documento.

Além da associação criminosa, outros envolvidos também respondem por tráfico de drogas e posse e porte ilegal de arma de fogo. “Com efeito, conforme será oportunamente detalhado quando do pedido de prisão preventiva, alguns denunciados são reincidentes e outros estão respondendo a processos criminais cujos fatos são similares aos aqui tratados” cita.

DESCARRILAMENTO

No documento é citado que uma das consequências da atividade do grupo na região foi o descarrilamento de uma composição em Cordeirópolis, registrada em março de 2021. Na ocasião, cinco vagões da transportadora Rumo tombaram em um trecho entre Limeira e Cordeirópolis. Ninguém ficou ferido. Ainda segundo o processo, o acidente aconteceu por conta da falta de grampos e placas de fixação dos trilhos, que teriam sido furtados do local pelo grupo.

* Texto: Roberto Gardinalli

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.