Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que é fibromialgia: descubra os sintomas e tratamentos

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil


Por Leticia Viganó Publicado 28/02/2024

A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor generalizada e sensibilidade em todo o corpo. Caracteriza-se por dor muscular, fadiga, distúrbios do sono e problemas cognitivos, como dificuldade de concentração e memória.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil. Acomete principalmente mulheres entre 30 e 55 anos de idade, embora, com menor frequência, possa também ser diagnosticada em crianças, adolescentes e idosos.

Os sintomas da fibromialgia podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem dor generalizada, sensibilidade ao toque, rigidez muscular, fadiga extrema, distúrbios do sono e problemas de memória e concentração, conhecidos como “nevoeiro cerebral”.

Causas da doença

As causas exatas da doença ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que envolvam uma combinação de fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais. Além disso, eventos estressantes, traumas físicos e distúrbios do sono podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença.

Embora não haja uma maneira conhecida de prevenir a fibromialgia, certas medidas podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Isso inclui adotar um estilo de vida saudável, praticar técnicas de relaxamento, como meditação e ioga, e buscar apoio médico e psicológico quando necessário.

Tratamento

O tratamento é multidisciplinar e pode incluir uma combinação de medicamentos, terapias físicas, terapias psicológicas e mudanças no estilo de vida. Isso pode incluir analgésicos, antidepressivos, terapia cognitivo-comportamental, fisioterapia e exercícios regulares.

Neste “Fevereiro Roxo”, unimos esforços para aumentar a conscientização sobre a fibromialgia, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ao compreendermos os sintomas, causas e estratégias de prevenção e tratamento, podemos oferecer apoio e esperança àqueles que enfrentam essa condição desafiadora.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.