Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conheça os sintomas da Doença de Parkinson

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta principalmente os movimentos automáticos


Por Redação Educadora Publicado 01/05/2023
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.
Pixabay

Conheça os sintomas da Doença de Parkinson.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a Doença de Parkinson. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema.

Dia do Trabalhador: especialista dá dicas para lidar melhor com o dinheiro 

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica que afeta principalmente os movimentos automáticos, como: andar, falar, escrever. Alguns dos sintomas motores mais comuns incluem: lentidão de movimento (bradicinesia), rigidez muscular, tremor, problemas de postura e equilíbrio. Atualmente, não há cura para a DP, mas existem tratamentos que podem ajudar a gerenciar os sintomas.  

Os sintomas da Doença de Parkinson podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:

  • Lentidão dos movimentos (bradicinesia): pode afetar a capacidade da pessoa de realizar tarefas do dia a dia, como vestir-se ou comer.
  • Tremores: nas mãos, braços, pernas ou queixo, que ocorrem quando a pessoa está em repouso.
  • Rigidez muscular: a rigidez pode afetar qualquer parte do corpo e pode tornar os movimentos difíceis e até mesmo dolorosos.
  • Problemas de equilíbrio e postura: a pessoa com DP pode ter postura curvada para frente e/ou para os lados; em sua, dificuldade para andar, (passos curtos) e maior risco de quedas por piora dos reflexos posturais.
  • Alterações cognitivas: a DP pode afetar a atenção, e a capacidade de tomar decisões complexas.
  • Problemas de sono: a DP pode causar insônia, sonolência diurna e sonhos que parecem realidade (vívidos).
  • A DP também pode causar:  depressão, ansiedade e isolamento social.

A Associação Brasil Parkinson lança, portanto, dois e-books gratuitos com informações sobre diagnóstico precoce, sintomas e tratamento e sobre exercícios físicos.

✅ Quer receber mais conteúdo? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.