Livro conta o início da indústria joalheira em Limeira
Primeiro volume mostra as atividades que levaram a cidade a ser chamada de Capital Nacional da Joia Folheada
Um projeto ousado e de fôlego: contar a história da indústria joalheira em Limeira. A iniciativa partiu do empresário Wilson Antiqueira Dantas, proprietário da “Realen Folheados, Indústria, Comércio e Exportação Ltda.”. Com o apoio de seu sócio, José Araújo de Oliveira, Wilson convidou, então, o mais conhecido pesquisador e historiador da cidade, José Eduardo Heflinger Júnior, autor de 30 livros, para o projeto. O resultado sai agora: “Limeira – A Capital Nacional da Joia Folheada – Volume I”, luxuoso volume bilíngue, com tradução de Irene Sinnecker, com 392 páginas, cerca de 300 imagens, capa dura e box.
- Livro conta histórias dos tipos populares de Limeira
- Livro reúne fotos históricas de Limeira
- Pesquisador de Limeira, Heflinger Júnior escreve conto de fada real em novo livro
“É um documento histórico muito valioso”, diz Heflinger Jr. “Confesso que não tinha ideia da grandeza do polo de bijuterias e folheados instalado em Limeira e que teve origem nos anos 1930. E acredito que muita gente não tenha conhecimento da importância do segmento para a cidade. Comecei a pesquisa há um ano e meio, entrevistei dezenas de pessoas do ramo, levantamos imagens, fotos, documentos e agora temos o primeiro volume desta história ao alcance da mão de todos os interessados”, conta.
Indústria joalheira em Limeira
Limeira tem centenas de empresas do setor de bijuterias e folheados, empregando cerca de 20 mil pessoas e produzindo cerca de 50 toneladas de peças por mês. A cidade é responsável por aproximadamente 70% de toda exportação do tipo no país, atendendo desde Estados Unidos, toda América Latina, até Itália, Espanha e África do Sul. Em 2018, através da lei 13.610, o deputado federal Miguel Lombardi outorgou à cidade o título de Capital Nacional da Joia Folheada. A ideia para o título foi do empresário limeirense do setor, Rodolpho Mereb Júnior.
A obra traça um panorama das principais empresas do setor ao longo dos anos, criando um amplo painel de desde seu início até os dias de hoje. “Apesar das dificuldades e da concorrência protagonizada pelos chineses, vejo o futuro da indústria de joias no Brasil e em especial em Limeira com bons olhos”, diz Wilson Antiqueira Dantas. “Isso depende também de uma união ainda maior dos empresários do setor. Não é saudável lutar em benefício de apenas um dos elos da corrente do setor produtivo de joias e folheados – se nos unirmos podemos buscar soluções que beneficiem a todos, fortalecendo a cadeia produtiva da indústria joalheira em Limeira ”.
“Limeira – Capital Nacional da Joia Folheada – Volume I” está sendo lançado através da página do livro no Facebook (www.facebook.com/Livro-Limeira-Capital-Nacional-da-Joia-Folheada-112632574579751) e já está disponível para venda na Banca IV Centenário da Praça Toledo de Barros, em Limeira; pelo disk-livro (19) 99643-2855 (WhatsApp em horário comercial), e também pelo e-mail: [email protected]. O livro custa R$ 100,00.
✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.