Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eleições 2022: aplicativo recebe denúncias de irregularidades

Casos de propagandas irregulares, abuso de poder econômico, poder político ou uso da máquina pública para fins eleitorais podem ser denunciados


Por Grasiele Gerondi Publicado 29/09/2022
Casos de propagandas irregulares, abuso de poder econômico, poder político ou uso da máquina pública para fins eleitorais podem ser denunciados

A dois dias das eleições, os eleitores ainda devem ficar atentos às irregularidades cometidas pelos candidatos. Para fazer as denúncias de irregularidades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o aplicativo Pardal.

Por meio dele, os eleitores podem informar à Justiça e ao Ministério Público flagrantes de práticas indevidas. Casos de propagandas irregulares, abuso de poder econômico, poder político ou uso da máquina pública para fins eleitorais podem ser denunciados.

A ferramenta, inclusive, tem uma seção de orientação de tudo o que pode e o que não pode ser feito, desde a distribuição de material gráfico ao uso de carros de som, por exemplo.

O “Pardal” pode ser baixado gratuitamente pelas lojas virtuais Apple Store ou Google Play e ainda pelo site do Tribunal Superior Eleitoral.

Para fazer a denúncia, é necessário informar nome e CPF , já que é proibido denúncias anônimas. A partir daí, o usuário precisa preencher os campos para fornecer os dados do fato. Além disso, é necessário indicar os elementos que baseiam a reclamação, como fotos e vídeos. De acordo com a Justiça Eleitoral, em caso de má-fé, o usuário poderá responder pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis.

NÚMERO DE DENÚNCIAS

Desde que as eleições de 2022 começaram, mais de 24 mil denúncias já foram enviadas para o Pardal. De acordo com a justiça eleitoral, foram mais de 1,2 mil casos registrados em um dia, na última sexta-feira (23).

São Paulo, que é o estado com mais eleitores, também é o campeão nas reclamações de irregularidades: foram 3,5 mil registros. Na sequência, vem Pernambuco com 2,8 mil denúncias.

Já entre os cargos em disputa, a maior parte das irregularidades são nas campanhas para deputados federal e estadual.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.