Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereador será investigado por abrir caixão de vítima de covid em Minas Gerais

A causa da morte do idoso foi confirmada como Síndrome Respiratória Aguda Grave com sintomas de covid-19, mas a família questionou com o argumento de que o resultado do exame ainda não foi divulgado


Por Redação Educadora Publicado 27/04/2021

O vereador William Faria (PT), da cidade de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, vai ser investigado por quebra de protocolo sanitário de prevenção à covid-19 após abrir o caixão lacrado de José Vieira do Carmo, um homem de 92 anos que teria morrido vítima do novo coronavírus no último sábado (24). A intenção do vereador era provar que o idoso não morreu por conta da doença. O momento em que Faria abre o caixão foi registrado em vídeo.

De acordo com informações do portal G1, a família não acreditava que o idoso teria morrido de covid e, por isso, entrou em contato com o parlamentar. Segundo o boletim médico do Hospital Irmã Denise em Caratinga (MG), onde José estava internado, o idoso faleceu de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com sintomas de covid-19. Segundo o vereador, no documento, o qual ele se refere como laudo, não há menção à doença causada pelo novo coronavírus, mas que ele morreu por insuficiência respiratória.

De acordo com a família, o idoso havia feito o teste rápido, que deu negativo, e fez um teste PCR, cujo resultado ainda não foi divulgado. Por conta da suspeita de covid, após o falecimento, o corpo de José foi levado à funerária e o caixão foi lacrado antes de ser enviado ao cemitério da cidade. Por isso, os parentes do idoso questionaram o protocolo, já que queriam velar o corpo de José Vieira, e, por isso, entraram em contato com William Faria. De acordo com o protocolo sanitário, vítimas da covid-19 ou com suspeita de morte pela doença são enterradas sem velório e com caixão lacrado para evitar a disseminação do vírus.

A Polícia Civil vai investigar o vereador por crime de infração de medida sanitária preventiva, já que o resultado do exame tipo PCR leva pelo menos três dias para ser divulgado. Em vídeo, o presidente da Câmara dos Vereadores de Santa Bárbara do Leste, Altair Nunes Ferreira (MDB), afirmou que a conduta do parlamentar será investigada. “A Câmara Municipal esclarece que a conduta do vereador será devidamente investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Tão logo o processo seja concluído, daremos maiores esclarecimentos sobre as medidas adotadas em razão deste lamentável evento”, disse o presidente da Câmara.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.